Cuiabá Arsenal vence Sorriso Hornets e se garante na final
“A defesa, sob comando do capital Andrei Vargas e Higino Gomes, manteve o Hornets pressionado o jogo inteiro”, disse o presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo Cesar Machado
O Cuiabá Arsenal ganhou do Sorriso Hornets com placar de 49 a 03, no último fim de semana, no sábado (14.05), no mini estádio Professor Antônio Francisco Pereira Filho (Prosol), em Cuiabá. Com o resultado, invicto com três jogos, a equipe garante vaga na final da 2ª edição do Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano, mas antes ainda precisa cumprir tabela em partida contra o Sinop Coyotes, no dia 21 de maio, no estádio Gigante do Norte, em Sinop.
Para o treinador principal, Kenneth Joshen, as melhores performances do confronto foram da linha defensiva e da linha ofensiva. “Os caras de frente jogaram muito bem”, disse. Segundo ele, a linha de defesa colocou pressão no quarterback adversário e a linha de ataque manteve o pocket íntegro, por tempo suficiente, para o quarterback do Arsenal visualizar a estratégia do oponente e optar pela jogada mais assertiva.
Um dos quatro quarterbacks do Cuiabá Arsenal, Marcelo Roversi menciona que um ajuste no revezamento dos quarterbacks fez toda a diferença contra o Sorriso. Segundo ele, os três QBs que estão sendo testados, Alexandre Vinícius, Rodrigo Ferreira e ele, nas outras partidas eram trocados a cada drive, o que dificultava o entrosamento com a linha ofensiva, mas que com o novo acerto, dos quarterbacks ficarem um quarter inteiro cada, essa comunicação melhorou.
“Os quarterbacks possuem experiências, personalidades e habilidades diferentes. E isso faz com que atuem de forma distinta no comando do ataque. Então, quando o rodízio da posição ocorria muito rápido, a linha de ataque sentia e demorava um pouco para se sincronizar com o estilo da nova liderança. Agora, ao invés de trocar a cada drive, nós ficamos um quarter inteiro cada um. E isso permitiu estabelecer uma conexão melhor entre QB e OL”, disse Roversi.
Scout de Jogo
No 1º quarter, o Cuiabá Arsenal começou no ataque, mas perdeu a posse da bola para uma interceptação do Sorriso Hornets, que logo abriu o placar com um field goal do Cowboy (00 x 03). A bola retornou ao ataque do Arsenal, que perdeu novamente, desta vez por um fumble em cima do quarterback Marcelo Roversi. Mas o ataque do Hornets não conseguiu avançar e cedeu a bola. Foi que o Arsenal marcou um touchdown de corrida do QB Roversi para o RB Brandon “The Rocket” Watkins. E o extra point (XP) foi convertido por Thiago Dias (07 x 03).
Ainda no 1º quarter, o defensive back (DB) Hanay Gonçalo interceptou um passe do Sorriso Hornets e, antes de ser tackleado, passou a bola ao estilo rugby para o free safety Sérgio Luis de Almeida correr até a end zone. Era o time de defesa que pontuava (13 x 03). O extra point foi encestado por Thiago Dias (14 x 03). E, quando Hornets atacava, mas com as contas coladas na própria end zone, o DL Marcos Alves fez safety ao derrubar o RB dentro da zona (16 x 03).
No 2º quarter, ainda sob comando do QB Roversi, uma corrida com o running back (RB) The Rocket ampliou o placar. Com extra point (XP) convertido pelo kicker Gustavo Mogiano (23 x 03). A posse da bola retornava para o Hornets, que em seguida perdia para uma interceptação de André Santos. E na sequência o quarterback Alexandre Vinícius, de apelido “Bozo”, marca com corrida do running back (RB) The Rocket. E XP positiva de Gustavo Mogiano (30 x 03).
No 3º quarter, o Cuiabá Arsenal inicia com a posse da bola, mas perde para uma interceptação do Cowboy. O Sorriso volta ao ataque, no entanto devolve sem produzir. Desta vez foi a vez do quarterback Rodrigo Ferreira pontuar com passe para Kenneth Joshen “KJ”, que só para dentro da zona final. Com direito a XP convertida por Thiago Dias (37 x 03). O Hornets pegava de novo na bola e já devolvia num fumble, forçado pelo lineman Jadson Santana, em cima de um punt.
No 4º quarter, o Cuiabá Arsenal marca com um field goal de Gustavo Mogiano (40 x 03). O Sorriso Hornets retorna ao ataque, mas sem conquistar jardas e parado com o pocket dentro da end zone, sofre um safety do linha de defesa Gabriel Montagner, quando iriam executar um punt na quarta descida. Na hora que a bola subiu apareceu Montagner dentro do pocket para bloquear a subida da bola com a mão direita (42 x 03).
Ainda no 4º quarter, o Cuiabá Arsenal fez touchdown (TD) com passe do quarterback Marcelo Roversi para o wide receiver (WR) Michael Douglas Klitzke, o “Alemão” (48 x 03). Com extra point engaiolado pelo kicker Thiago Dias (49 x 03). Para finalizar a terceira goleada do certame.